Se você é daquelas pessoas que duvidam que o uso de toldos para a proteção solar da casa traz resultados estéticos, no mínimo, ‘duvidosos’, está na hora de reformular seus conceitos e conhecer as novidades que o mercado brasileiro já tem à sua disposição.
A designer de interiores Ana Rosa Corrente, proprietária da Habitare, de Piracicaba, afirma que é possível, sim, dispor do conforto proporcionado pela proteção dos toldos e, ainda, agregar beleza e sofisticação aos ambientes onde eles são instalados. “A indústria tem apresentado evoluções significativas na confecção de toldos, especialmente no que diz respeito ao design e ao uso de materiais e tecidos duráveis e, ao mesmo tempo, bonitos”, explica. A fabricante suíça de toldos Stobag, instalada no Brasil desde 1992, é uma das empresas que mais investe em inovação nesta área.
Ao lado de Ana, o empresário Valdir Fedrizzi, também da Habitare, lembra que a tecnologia permite, ainda, a motorização dos produtos, que podem ser acionados por meio de controle remoto. O kit inclui sensores para chuva, ventos, e pode ser programável, inclusive com possibilidade de acoplamento a controles remotos universais. Fedrizzi é especialista em motorização Somfy.
Controlar a radiação solar é essencial para nosso conforto e saúde. A escolha correta do sistema de proteção solar faz toda a diferença: os toldos, coberturas e guarda-sóis podem aumentar consideravelmente a nossa proteção dos efeitos indesejados da radiação solar. Para a escolha da proteção solar adequada devemos levar em consideração critérios como conforto térmico, conforto visual, proteção contra raios UV (ultra-violeta) e bem-estar psicológico.
O Sol emite raios UV, raios infravermelhos e luz visível. Estes raios chegam à Terra e agem nos objetos por meio da transmissão, da reflexão e da absorção. Os raios UV, menos filtrados devido à diminuição da camada de ozônio, são nocivos para nossa saúde, danificam materiais, desbotam móveis, tecidos, quadros etc. Os raios infravermelhos, por meio do efeito estufa, aquecem os ambientes, especialmente as áreas envidraçadas. A luz visível em excesso causa ofuscamento, prejudica a visão e gera desconforto.
Os toldos regulam o aumento da temperatura dos ambientes, maximizando o conforto sem a necessidade de uso de ar-condicionado. A utilização de um sistema de proteção solar contribui para a redução no consumo de energia e para a melhora no custo de funcionamento das edificações. Os tecidos absorvem e retêm o calor da radiação solar, eliminando assim o efeito estufa.
Os toldos verticais dispõem de uma grande versatilidade graças às guias laterais e a ampla gama de tecidos e telas. A possibilidade de escolher entre guias de alumínio, cabos de aço inoxidável, varetas de aço e tecidos acrílicos, telas solar, blackouts e telas cristal, permitem inúmeras soluções para residências e estabelecimentos comerciais. Sua construção compacta e a caixa elegante convertem os verticais em toldos perfeitos para uma infinidade de locais e mesmo como elemento decorativo para fachadas modernas. Nos verticais é possível combinar tecidos, acessórios e opcionais para criar modelos customizados e versáteis. Estes sistemas, semelhantes a uma cortina de enrolar, possuem estruturas compactas e atendem a diversas necessidades de proteção: solar, corte de luz, transparência, privacidade, proteção para chuva fraca, para pequenos, médios e grandes vãos. Aplicação em residências: áreas de piscinas, pátios, jardins, home-theater, suítes, varandas, vitrines, sacadas, terraços e janelas. Aplicação em estabelecimentos comerciais: lojas, cafés, restaurantes, bares, hotéis, resorts, clubes, academias, escolas, universidades, áreas de lazer, escritórios, salas de reunião e treinamento.